Você já parou para pensar como grandes volumes de mercadorias eram transportados antes da invenção dos containers? E antes da criação de navios que pudessem carregá-los de um país para o outro?
Foi no dia 26 de abril de 1956 que o navio “Ideal X” saiu pela primeira vez levando 58 containers em um convés adaptado para tal transporte. Em junho do mesmo ano, ele foi acompanhado pelo navio “Maxton”, que transportou 62 containers em seu convés, no serviço de cabotagem norte-americana do armador Pan-Atlantic Steamship Company, empresa marítima adquirida por Malcom McLean.
Antes de se aventurar nos negócios marítimos, Malcom atuava como transportador rodoviário, mas a legislação dos Estados Unidos não permitia que ele trabalhasse nos dois ramos, então, ele abriu mão da empresa fundada com seus dois irmãos para dar o pontapé inicial do que viria a ser uma revolução no sistema de cargas e na globalização: o transporte marítimo de containers.
Qual o impacto no ramo logístico?
Estudiosos afirmam que McLean pode ser considerado o pai da globalização, graças a sua coragem de investir no mercado de transporte marítimo e pelas padronizações que surgiram para este ramo, graças a ele, desde essa época.
O uso de containers dentro de navios foi crucial para a criação de uma padronização nas medidas de transporte, por exemplo. Um container é medido até os dias de hoje pela nomenclatura pé (‘), que equivale a 30,48cm. Atualmente, o padrão de tamanho de um container é de 20 ou 40 pés.
Outro ponto importante observado pelos estudiosos é o de que sem este investimento o mercado mundial não seria o mesmo, já que o comércio entre países, por exemplo, se tornou algo muito mais fácil do que era antes da navegação marítima.
McLean criou também o primeiro guindaste para auxiliar no desembarque destas cargas, já que os demais trabalhadores não estavam familiarizados com este novo meio de transporte. E os benefícios dessa criação são inúmeros: agilizou e diminuiu os custos de embarque e desembarque, evitava quebras, deteriorações e desvios de mercadoria, o que era bem comum para a época.
Atualmente, os containers são divididos em seis tamanhos:
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